Sim. Você sabia que uma boa higiene bucal oral é primordial para a manutenção da saúde do corpo todo? Pois é, a má higiene pode contribuir para o surgimento de diversas doenças, dentre elas, as periodontais.
Mas você deve estar se perguntando qual é a relação entre as doenças periodontais e as doenças sistêmicas e nós respondemos. Está cientificamente comprovado que as doenças periodontais não estão relacionados apenas com a saúde bucal,mas também estão associadas a diversas outras doenças importantes.
Dentre elas, destacamos as mais comuns, como: cardiovasculares, renais, artrite reumatoide, Obesidade, diabetes, parto prematuro e nascimento de bebês de baixo peso, dentre tantas outras.
O PAPEL DA PERIODONTIA NO CONTROLE DE DOENÇAS SISTÊMICAS
A periodontia tem um papel fundamental na manutenção dos tecidos de suporte dos dentes (gengiva, cemento, ligamento periodontal e osso). É uma especialidade odontológica que atua na prevenção e no tratamento das doenças periodontais(gengivite e periodontite).
Conheça aqui , como as doenças periodontais podem estar associadas ao aparecimento e controle de determinadas doenças sistêmicas.
PERIODONTITE X DIABETES
Como todos sabem, a Periodontite é uma doença inflamatória crônica multifatorial muito comum, causada por bactérias presentes no biofilme dental (placa bacteriana) e que pode levar a perda dos dentes. Apresenta consequências potencialmente negativas para a saúde geral.
Estudos epidemiológicos mostraram que pacientes diabéticos apresentam maior risco de desenvolverem periodontite severa, quando comparados aos não diabéticos e que a periodontite aumenta o risco de um pobre controle glicêmico em diabéticos, bem como o aumento de possíveis complicações decorrentes da doença.Os que possuem algum tipo de doença periodontal, poderão apresentar maior dificuldade no controle metabólico e maior risco para as complicações diabéticas, como as doenças cardiovasculares e renais.
A importância do tratamento periodontal no controle glicêmico de diabéticos, vem sendo demonstrado em alguns trabalhos, através da redução de aproximadamente 0,4% na hemoglobina glicada(HbA1C) em 3 meses, com um equivalente impacto clínico.
A mudança na percepção da responsabilidade dos dentistas na melhora da saúde geral dos seus pacientes juntamente com seus médicos deve fazer parte do dia -a -dia dos profissionais , aliadas sempre à melhoria da qualidade de vida. A Periodontite, pode ser prevenida muito facilmente, mas o seu desenvolvimento torna-se um severo risco para a saúde do paciente.Atenção!
PERIODONTITE X DOENÇAS CARDIOVASCULARES
A Doença Cardiovascular Aterosclerótica, assim como a Periodontite, é uma complexa doença, com um ou mais fatores de risco associados.A Periodontite pode levar ao desenvolvimento da futura doença cardiovascular. O impacto da Periodontite na doença cardiovascular aterosclerótica é biologicamente plausível e o deslocamento da microbiota oral pela circulação sanguínea, parece induzir uma inflamação sistêmica que influenciará na patogênese da aterosclerose.
Existe uma correlação entre a microbiota subgengival da Periodontite e os patógenos encontrados nas lesões ateromatosas e o tratamento periodontal ajuda a reduzir a inflamação sistêmica através da redução dos níveis de marcadores inflamatórios, com melhora significativa da condição clínica.
Portanto, a eleição da melhor terapia periodontal, associada às novas tecnologias e a de mudanças no estilo de vida, devem fazer parte da manutenção da saúde global dos indivíduos com risco à doença cardiovascular
GESTANTES TAMBÉM PRECISAM TER CUIDADO
O aumento brusco de hormônios femininos durante a gestação pode exacerbar a inflamação gengival com a presença de biofilme (placa bacteriana) na superfície dos dentes. A prevenção da formação do biofilme dentário depende muito da presença de hábitos adequados de higiene bucal e do acompanhamento da gestante pelo dentista durante o pré-natal.
Pesquisas vem demonstrando a associação existente entre a periodontite e a saúde geral da mãe e do seu bebê, podendo gerar resultados adversos na gravidez, como parto prematuro, bebês de baixo peso ao nascimento e pré-eclâmpsia.
Por isso, é fundamental que a gestante faça o pré-natal odontológico a fim de melhorar a sua saúde bucal, receber orientações sobre os riscos e cuidados bucais para os seu bebês desde o nascimento.
A PDT NO TRATAMENTO DA DOENÇA PERIODONTAL
A Terapia Fotodinâmica (PDT) é uma fototerapia que utiliza substâncias fotossensibilizadoras (corantes) nos tecidos biológicos, ativadas pela presença de luz, possibilitando a morte celular micro no tratamento de infecções localizadas.
Para os pacientes com doenças sistêmicas, a PDT pode ser associada à terapia periodontal, de raspagem e alisamento radicular para controlar a infecção,com resultados e melhora clínica significativos. Logo, esse procedimento contribui muito positivamente no controle da doença, trazendo benefícios principalmente aos pacientes que apresentam doenças sistêmicas.
A PREVENÇÃO E UMA BOA ESCOVAÇÃO: SUA MELHOR ALIADA
Para evitar problemas é muito importante ir ao dentista de acordo com o risco individual de cada um. Vale lembrar que a prevenção ainda é a melhor maneira de evitar todo e qualquer problema de saúde.
É necessário escovar os dentes adequadamente, após as refeições e procurar optar por escovas com cabeças pequenas e cerdas macias, a fim de remover completamente a placa bacteriana.
Manter hábitos saudáveis, aliados a uma boa higiene bucal diária e consultas regulares ao dentista, são atitudes simples e que fazem toda a diferença
Gostou do assunto? Continue acompanhando o blog e fique atento às dicas em nossas redes sociais.