post-tecnicasdeclareamento-embed-1200x628.png

fevereiro 19, 2019 Odontologia Estética

A moderna odontologia estética oferece algumas técnicas de clareamento dental que têm a capacidade de revolucionar um sorriso. O melhor tratamento precisa ser definido pelo dentista especializado, com base nas características individuais da pessoa.

Em geral, as técnicas de clareamento dental agem sobre o esmalte do dente e sua estrutura mineral, fazendo com que ocorra a correta difusão dos clareadores. Existem duas técnicas bastante difundidas e conhecidas entre as pessoas. São elas: o clareamento dental domiciliar ou caseiro com autoaplicação dos produtos em casa e o clareamento feito em consultório. As técnicas associadas também são muito recomendadas em alguns casos e são altamente eficazes para quem deseja obter um sorriso mais branco, livre de manchas e pigmentos, radiante e com uma bela estética.

Na odontologia, o clareamento dental é considerado uma técnica conservadora, de custo acessível, que torna a aparência do sorriso mais bonita e que tem uma realização simples e rápida. Os resultados obtidos após o clareamento dental variam entre as pessoas, por isso é tão importante que bons diagnóstico e avaliação sejam realizados antes de efetuar a técnica. Conhecer a estrutura do tecido dental do paciente e as verdadeiras causas do escurecimento e das manchas presentes é fundamental para resultados mais previsíveis.

Conheça as técnicas de clareamento dental

As técnicas de clareamento dental são realizadas com um gel clareador à base de peróxido de hidrogênio ou de carbamida (em diferentes concentrações). Na realizada em consultório, pode ser fotoativado, quando se utiliza a luz LED azul ou violeta associada, a fim de acelerar o tempo do procedimento, trazendo maior conforto ao paciente. A laserterapia deve ser realizada antes e após o clareamento de consultório, principalmente nos casos de hipersensibilidade dentinária já existente e também de acordo com a necessidade de cada paciente. Vale lembrar que o dentista é o responsável por determinar a concentração do gel, a técnica mais apropriada, o tempo de uso do produto ou o número de sessões a serem realizadas. Portanto, todo o tratamento deve ser realizado sob a sua supervisão. Veja como as diferentes técnicas funcionam:

Clareamento dental domiciliar ou caseiro- O clareamento dental feito em casa, seguindo as orientações do dentista responsável, é absolutamente seguro e eficaz. O dentista confecciona uma moldeira a partir de modelos da boca do paciente e a entrega juntamente com a quantidade de gel a ser usado em casa pelo tempo necessário. A concentração do gel é geralmente mais baixa e sua ação é mais lenta, porém os resultados são obtidos com sucesso. Hoje em dia, é recomendado que os pacientes utilizem a moldeira com o gel clareador de 30 min a 1h por dia, tempo suficiente para bons resultados e menor sensibilidade. Os resultados satisfatórios podem aparecer em até 3 semanas ou de acordo com o tempo estabelecido pelo dentista para o tratamento.

Clareamento dental realizado no consultório- O clareamento realizado no consultório apresenta resultados mais rápidos, motivando logo o paciente. Além disso, é muito seguro, confortável e não depende da colaboração do paciente. Pode ser realizado com ou sem a presença de luz. O clareamento a laser, muito falado por aí, ainda não existe no Brasil, pois depende de um equipamento específico. As luzes utilizadas nessa técnica são LEDs com determinado comprimento de onda, que podem colaborar durante todo o processo. Não é apenas falso marketing, há evidências científicas comprovando a sua utilização. Estudos clínicos estão sendo realizados sem a presença do gel, com apenas a luz violeta promovendo a quebra dos pigmentos da estrutura dental, clareando os dentes com menor sensibilidade.

Clareamento dental combinado- As duas técnicas podem ser associadas durante o tratamento de clareamento dental, a depender das características individuais de cada paciente, correto diagnóstico, cor dos dentes, origem das manchas, hipersensibilidade etc.

Diferenças entre as técnicas de clareamento dental

Como é possível perceber, existem vantagens e desvantagens entre a técnica de clareamento dental caseira e a realizada em consultório. O mais importante é procurar um profissional atualizado e expert nas várias técnicas, a fim de que o tratamento possa trazer bons resultados, sem dor ou desconforto, satisfazendo o paciente. A tecnologia vem para agregar, mas não são todos os dentistas que acreditam ou utilizam. Assim, vale conhecer e fazer com alguém que, além de estudar o assunto, possa oferecer vantagens e garantir o famoso e esperado sorriso de artista.

Cuidados necessários após o clareamento dental

A redução do consumo de bebidas e alimentos com muito corante e do hábito de fumar não é necessária como dizem. Uma vez realizado o clareamento, os pigmentos são eliminados da estrutura dental, e o tempo de permanência da cor branca também depende da técnica e de cada caso individualmente. Independentemente da técnica escolhida, é fundamental alertar os pacientes que os cuidados de higiene bucal devem ser ótimos e as visitas ao dentista, regulares. Os dentes não ficarão brancos para o resto da vida.

Converse com seu dentista após o clareamento, sobre quanto tempo os dentes permanecerão brancos e quando deve retornar para um novo clareamento. Para saber mais sobre as técnicas de clareamento dental e qual a mais indicada pra você, basta conversar com a equipe da Innovara Odontologia Moderna!


post-pacientecancer-embed-1200x628.png

fevereiro 4, 2019 Odontologia Oncológica

Lembrando que no dia 04/02 é comemorado o Dia Mundial do Câncer, citamos aqui algumas informações importantes sobre o impacto das terapias contra o câncer na boca dos pacientes submetidos a esses tratamentos.

Sabemos hoje que mais de 9 milhões de pessoas morrem em todo o mundo devido aos diversos tipos da doença e, até 2030, deve ser a principal causa de morte. Um dos principais problemas é que, muitas vezes, a doença é diagnosticada muito tarde. Por isso, o Dia Mundial do Câncer visa conscientizar sobre o diagnóstico precoce e as causas do câncer, que são muitas e podem estar relacionadas ao meio ambiente (hábitos e costumes) ou à predisposição genética.

A cada dia, as pesquisas científicas vêm demonstrando a necessidade de o paciente ser acompanhado por um dentista especializado antes, durante e após os tratamentos de Quimioterapia, Radioterapia de cabeça e pescoço e Transplante de medula óssea, a fim de se prevenir possíveis complicações e agravos bucais, que muito comprometem a qualidade de vida do paciente e até o resultado do tratamento. As complicações orais podem ser evitadas e minimizadas se medidas preventivas forem instituídas precocemente.

O tratamento quimioterápico pode exercer um papel importante no controle ou cura dos diversos tipos de câncer, mas, apesar de todos os benefícios, muitas são as sequelas que esse tratamento pode acarretar, uma vez que o agente quimioterápico não age somente nas células neoplásicas, mas também nos tecidos normais.

A complicação denominada osteonecrose dos maxilares em pacientes com mieloma múltiplo, câncer de mama e próstata com metástase óssea e que fazem uso de bifosfonatos pode ser evitada com uma boa orientação odontológica prévia ao tratamento.

Assim, os pacientes que irão iniciar o tratamento com bifosfonato devem ser informados pelos oncologistas ou dentistas sobre os riscos dessa complicação a fim de preveni-la da melhor forma. Quando o paciente é devidamente orientado pelo seu médico e sua equipe sobre os riscos e cuidados necessários com a cavidade oral, ele aceita bem o acompanhamento do dentista durante todo o tratamento do câncer. Medidas efetivas nos cuidados de higiene oral devem ser implementadas pelo profissional, e alguns procedimentos devem ser realizados antes do início da terapia antineoplásica.

Os principais efeitos colaterais da Quimio e/ou da Radioterapia de cabeça e pescoço na cavidade oral são o aparecimento de lesões inflamatórias e infecciosas, como a mucosite oral, candidíase, herpes, cáries de radiação, além de necroses ósseas, como a osteonecrose e a osteorradionecrose. Alterações salivares e xerostomia (boca seca) também são muito prevalentes, levando ao aparecimento de cáries, doenças periodontais e predispondo as mucosas ao aparecimento de lesões. É muito importante que o dentista avalie a chance do desenvolvimento de xerostomia, mediante a terapia escolhida e que medidas para prevenção e controle sejam tomadas com o objetivo de contribuir ao máximo com o bem-estar e qualidade de vida do paciente.

A mucosite oral é a mais prevalente lesão inflamatória nas mucosas da boca, podendo aparecer como uma simples hiperemia e evoluir para ulcerações dolorosas, semelhantes às aftas. As lesões ulceradas podem gerar infecções sistêmicas, dificuldade de comer, engolir e até de falar, prejudicando muito o tratamento e a qualidade de vida do paciente.

A Fotobiomodulação ou Laserterapia é uma importante ferramenta que utiliza a Luz, entregando energia diretamente às células teciduais, que sofrerão injúria durante a Quimioterapia e Radioterapia, possibilitando o controle da inflamação e dor, acelerando a cicatrização.

A terapia com laser de baixa potência é um dos tratamentos mais recentes e promissores e tem demonstrado reduzir a gravidade e a duração da mucosite oral, aliviando a dor significativamente. A Associação Multinacional de Cuidados de suporte em Câncer (MASCC) e a Sociedade Internacional de Oncologia Oral (ISOO) publicaram recentemente orientações para a prevenção da mucosite oral. A intervenção foi recomendada em pacientes recebendo transplante de células-tronco hematopoéticas com ou sem irradiação de corpo inteiro (nível de evidência II) e em pacientes que receberam radioterapia de cabeça e pescoço sem quimioterapia concomitante (nível de evidência III).

Já está claro que a severidade das lesões orais depende de vários fatores, como a idade do paciente, o tipo de câncer, as condições da mucosa oral anteriormente ao tratamento quimioterápico e radioterápico e o nível de cuidado oral realizado durante o tratamento. Há casos em que será necessário muito tempo para estabilização da condição oral e o dentista precisa discutir com a equipe médica como isso afetará o momento do tratamento ou os protocolos estabelecidos para o paciente.

O profissional inovador deve apresentar uma visão transdisciplinar, discutindo sempre com médicos e outros especialistas qual o melhor tratamento odontológico a ser eleito antes, durante e após o tratamento do câncer, somando competências no cuidado com a saúde global do paciente oncológico pediátrico e adulto. O tratamento odontológico ideal deve ser iniciado pela avaliação do periodontista, que, através de um tratamento periodontal prévio, pode reduzir o potencial de infecções provenientes de sítios periodontais e a severidade das mucosites. A presença do periodontista no atendimento e acompanhamento desse grupo de pacientes faz toda a diferença antes, durante e após o tratamento oncológico, onde os cuidados com a higiene bucal devem ser ainda mais rigorosos.

Vale lembrar também que o momento do diagnóstico e início do tratamento da doença são geralmente bastante conturbados e de muita ansiedade perante o paciente e seus familiares, sendo difícil, por muitas vezes, conscientizá-lo da necessidade de ir ao dentista.

Na INNOVARA, através de uma equipe especializada e atendimento humanizado, planejamos todo o tratamento odontológico necessário e indicado para cada fase do tratamento oncológico, incluindo a laserterapia para prevenir e tratar a mucosite e outras manifestações orais.

Além disso, você encontra a Laserterapia HOME CARE realizada por nossa equipe, caso não se sinta bem o suficiente para se deslocar até a clínica e necessite de maior comodidade. Ainda tem dúvidas? Ligue para nós e agende uma avaliação!


maquina-laser-mao-medico-1-1200x628.png

janeiro 25, 2019 Laserterapia

Tecnologia e inovação são assuntos discutidos continuamente em todos os lugares. Na odontologia, não poderia ser diferente. Esse universo tem levado pessoas a buscarem tratamentos mais biológicos, rápidos e confortáveis, que vão muito além dos dentes. Assim, o trabalho transdisciplinar, integrando as equipes de saúde com foco na qualidade de vida de cada pessoa, passa a ser essencial nos dias de hoje.

Como todos já sabem, laser é uma luz, que vem conquistando há mais de uma década pacientes no segmento da odontologia. Mas, mesmo se tornando cada dia mais popular, a terapia com laser ainda gera dúvidas entre as pessoas. Muitas desconhecem os verdadeiros efeitos, benefícios e as principais indicações desse tratamento tão inovador. Por isso, preparamos um conteúdo especial para explicar melhor sobre os lasers que podem ser utilizados nas diversas especialidades da odontologia.

Confira a entrevista com a Dra. Tatiana Franco, que apresenta vasta experiência na área desde 2008 com algumas publicações em revistas internacionais e vem associando sempre as melhores evidências científicas à sua prática clínica diária com ótimos resultados juntamente com a sua equipe.

1. Quais os tipos de lasers usados na odontologia?

Dra. Tatiana: No Brasil, os lasers mais usados são os de Diodo de baixa e alta potência.

O Laser de baixa potência atua em nível celular, promovendo a biomodulação. A fotobiomodulação, também conhecida como laserterapia, atua no restabelecimento da saúde celular nos diferentes tecidos e apresenta ampla aplicação terapêutica em adultos e crianças. As principais ações dessa terapia são modular a inflamação, promover analgesia e acelerar a reparação tecidual, trazendo mais bem-estar e qualidade de vida aos pacientes de todas as idades, afirma Dra. Tatiana Franco.

O laser de diodo de alta potência é chamado de Laser cirúrgico. É capaz de substituir o bisturi, interagindo com os tecidos moles da boca, sem sangramento e dor, diminuindo muito o tempo de cicatrização. É bastante indicado na cirurgia plástica gengival, reduzindo sorrisos com gengiva em excesso e manchas escuras, que muito podem comprometer a estética e qualidade de vida do paciente. A remoção de freios linguais de bebês e crianças através da lasercirurgia já é uma realidade e possibilita um procedimento mais rápido e confortável, quando comparado ao método convencional.

Além disso, os efeitos antimicrobianos do Laser de alta potência promovidos na descontaminação de bolsas periodontais, peri-implantares e durante a instrumentação de canais radiculares, também devem ser citados com segurança, afirma Dra. Tatiana Franco, que desde que investiu neste equipamento vem indicando para seus pacientes.

2. Como é a feita a utilização deles?

Dra. Tatiana: Pode ser usado como tratamento único ou associado a tratamentos convencionais. Como exemplo, podemos citar a relevante utilização na prevenção e no tratamento da mucosite oral em pacientes submetidos à quimio e/ou radioterapia contra os diversos tipos câncer, aftas recorrentes, herpes, hipersensibilidade dentinária, DTM e outros. Após cirurgias orais, periodontais e para colocação de implantes, colabora para um pós-operatório sem dor, diminuindo o edema e acelerando a cicatrização.

Na chamada terapia fotodinâmica (PDT), apresenta também ação antimicrobiana quando associado a um corante fotossensível, promovendo a morte de bactérias, fungos e vírus. A PDT vem sendo utilizada como coadjuvante nos tratamentos da periodontite e peri-implantite dos canais radiculares e outros com bastante sucesso, observa Dra. Tatiana, que sempre utiliza associada aos tratamentos de periodontia e implantodontia.

3. Onde encontrar tratamentos com Lasers?

Dra. Tatiana: Os tratamentos com lasers de Diodo de Alta e Baixa potências nas diversas especialidades podem ser encontrados na Innovara Odontologia Moderna. Já são anos atendendo os pacientes e realizando tratamentos baseados nas melhores evidências científicas, com seriedade, comprometimento e entrega de melhores resultados.

Contamos com uma equipe de especialistas em periodontia, endodontia, implantodontia, odontologia oncológica, odontologia estética, patologia bucal, ortodontia, estomatologia e muito mais. Cada tratamento é especialmente personalizado e de acordo com as expectativas dos pacientes.

Para ser atendido pelos profissionais da clínica, é muito simples. O paciente pode entrar em contato através do telefone, WhatsApp, site ou até por e-mail. A escolha fica a critério do interessado.

Aproveite para contatar a Innovara e garanta um atendimento de alto padrão com a mais moderna tecnologia Laser!


embed-rcrio-fadinha-voando-1200x628.png

dezembro 21, 2018 InnovaraKidsR-Crio

A R-Crio é uma empresa que trabalha com muita responsabilidade, profissionalismo e dedicação para empregar tecnologia e exercer uma medicina personalizada. O trabalho é realizado por meio do Armazenamento e Criopreservação de células-tronco provenientes da polpa do dente de leite das crianças.

No mês de novembro, a R-Crio e a INNOVARAKIDS estiveram juntas na Innovara, no Rio de Janeiro. O objetivo foi extrair o dentinho de leite para armazenar e criopreservar o grande tesouro presente dentro dele!

Você sabe o que é a Criopreservação?

O foco principal das atividades da R-Crio é manter armazenadas células-tronco que são removidas da polpa do dente de leite. A empresa sabe que a ciência é capaz de melhorar cada vez mais o conforto, a saúde, segurança, bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, sempre de maneira cuidadosa, com muito carinho, ética e respeito.

Processo de coleta e armazenamento do dente de leite | INNOVARAKIDS e R-CRIO: parceria de sucesso!
Processo de coleta e armazenamento do dente de leite

Este é o diferencial da R-Crio: trabalhar com um zelo muito especial pelo ser humano, sabendo que cada sementinha de saúde plantada nos dias de hoje vai refletir em uma vida melhor no futuro.

Através da parceria entre a Innovara e a R-Crio, os pacientes poderão obter o armazenamento, a multiplicação e a preservação das células extraídas dos dentes de leite. Com essa medida preventiva, é possível assegurar um futuro mais tranquilo e seguro, já que as células tornam possível a cura de diversas doenças e a regeneração de vários tecidos e órgãos humanos.

A confiança é um dos pilares dos trabalhos realizados pela Innovara e pela R-Crio. As empresas investem constantemente em tecnologia e pesquisa para oferecerem às famílias soluções personalizadas e completas na área da saúde.

A parceria estratégica entre a Innovara e a R-Crio será capaz de trazer para mais perto da realidade das pessoas todos os avanços que a ciência e a medicina têm alcançado nos últimos 10 anos de estudos.

Quais são os diferenciais da R-Crio?

A R-Crio tem centros de pesquisa que se tornaram referência na área da saúde personalizada, equipe formada por doutores de universidades reconhecidas mundialmente e classificação ISO 7 – Organização Internacional de Padronização. Além disso, é a única empresa que trabalha com extração exclusiva de células-tronco via polpa do dente de leite.

Com o método da Criopreservação, todas as etapas são realizadas com muita segurança e eficiência, com acompanhamento de um sistema informatizado. A tecnologia está presente desde a remoção do dente de leite até a fase da criopreservação, com qualidade absoluta, máxima confiabilidade e previsibilidade das ações!

Afinal, para que serve a Criopreservação?

O seu filho tem um tesouro guardado no dente de leite: a célula-tronco. Com ela, é possível regenerar estruturas que podem ser danificadas ao longo da vida, como dentes, músculos, tecido cardíaco, fígado, tecido adiposo, tecido nervoso, cartilagem, células beta do pâncreas, pele, entre outras. São diversas doenças que poderão ser tratadas num futuro próximo e são várias as finalidades das células-tronco, entre as quais estão as seguintes:

  • cicatrizes na pele;
  • distrofia muscular;
  • câncer de pulmão e fibrose pulmonar;
  • transplante renal;
  • reconstrução óssea para implante;
  • fechamento do palato;
  • isquemia crítica;
  • osteoartrite;
  • doença de Crohn no intestino;
  • doença do epitélio intestinal.

Qual o papel da Innovara Odontologia Moderna neste trabalho importante?

A R-Crio precisa de parceiros especialistas em odontologia moderna para examinar e coletar as células-tronco do dente de leite. Como é um trabalho delicado e minucioso, as clínicas precisam ser credenciadas, como é o caso da Innovara, que tem dentistas odontopediatras com toda a qualificação técnico-científica necessária para que o dente de leite com as células-tronco seja extraído corretamente e armazenado de forma adequada, para que, no dia da remoção, o material biológico seja encaminhado para a criopreservação.

As odontopediatras Patricia e Fernanda com o isopor da R-Crio

A extração do dente de leite é feita na InnovaraKids, em ambiente acolhedor e extremamente confortável, ideal para que seu pequeno se sinta mais tranquilo, Neste trabalho, todas as etapas são muito importantes, e uma delas é a extração. Quanto mais cedo o dente de leite for extraído, melhores serão as células-tronco obtidas através do material.

Gabriela no consultório da Innovara com as tias Patricia e Fernanda pronta para a coleta do dentinho

Qual é a orientação? Se o seu filho estiver com o dentinho mole, entre em contato com a Innovara para obter mais informações sobre todas as etapas da Criopreservação. Assim, é possível marcar uma consulta e agendar a extração e o encaminhamento do material para a R-Crio. Invista na qualidade de vida da sua família e cultive uma sementinha que pode salvar vidas!

Gabriela com o pai e as Tias Patrícia e Fernanda.

embed-mulher-sorrindo-caixa-mao-1200x628.png

dezembro 20, 2018 Odontologia Estética

As festas de fim de ano estão próximas, mas, acredite: ainda dá tempo de investir no sorriso dos sonhos e brilhar ainda mais nos eventos em família, nas confraternizações do trabalho e naquele amigo oculto especial. Alguns tratamentos da odontologia estética têm resultados realmente rápidos e eficientes, transformando a harmonia, a textura e a cor dos dentes de maneira espetacular.

Entre os tratamentos mais indicados para quem deseja renovar o sorriso para o Natal e o Ano Novo, estão: o clareamento dental, as restaurações estéticas e as lentes de contato. Conheça melhor cada uma dessas opções e saiba qual tratamento é o mais indicado para o seu caso.

Clareamento dental – Para este tratamento que clareia os dentes, elimina manchas e o aspecto amarelado do sorriso, existem duas opções: o clareamento caseiro, feito com uma moldeira fornecida pelo dentista e produtos clareadores específicos; e o clareamento com Luz Led, realizado em consultório. As duas técnicas garantem excelentes resultados em pouco tempo e devem ser supervisionadas por um profissional.

Lentes de contato dental – Tratamento conservador, geralmente indicado para renovar diversos aspectos do sorriso, como cor, textura e tamanho dos dentes anteriores. A técnica é feita com lâminas ultrafinas de porcelana, que tem o objetivo de revestir, um a um, os dentes do paciente.

As lentes são confeccionadas de forma personalizada e corrigem desarmonias ou desajuste nos dentes. Além de garantirem um sorriso branco e perfeito, as lentes também fecham espaços, aumentem e corrigem dentes lascados ou quebrados. O resultado é fantástico.

Os dois tratamentos garantem ao paciente resultados satisfatórios em termos estéticos, além de ajudarem a restabelecer a saúde bucal. Para iniciar um tratamento estético de forma imediata, basta agendar uma consulta com os dentistas especialistas da Innovara Odontologia Moderna, localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Atributos para ter um sorriso perfeito

Ter um sorriso bonito e saudável é um requisito para uma vida mais feliz, com mais autoconfiança e segurança. É preciso que as pessoas entendam que, hoje, existem tratamentos estéticos capazes de reparar qualquer tipo de problema dental, com resultados efetivos e qualificados.

Os principais atributos de um sorriso perfeito são: simetria, harmonia, tonalidade natural, tamanho e formato ideais, oclusão saudável, alinhamento e respeito à proporção facial do paciente. É possível conquistar todas essas características com os tratamentos da odontologia estética moderna. Para isso, basta contar com dentistas experientes e atualizados.

Lembre-se de que o sorriso é muito importante para as relações sociais e profissionais e que não existem razões para que você deixe de sorrir ou tente esconder seus dentes por causa de vergonha. Existem soluções rápidas e eficazes para o seu problema, seja ele qual for!

Se você deseja conquistar o sorriso dos seus sonhos antes mesmo das festas de fim de ano, agende uma consulta com os dentistas da Innovara Odontologia Moderna, no Rio de Janeiro. A clínica oferece os melhores e mais inovadores tratamentos, além de contar com um ambiente confortável, agradável e dotado das principais tecnologias da área odontológica. Entre em contato e cuide com carinho do seu sorriso!


inf.png

outubro 24, 2018 Odontopediatria

Quando o assunto é a saúde bucal da criança, o foco geralmente é a prevenção e/ou tratamento da doença cárie, visto que é a patologia que mais acomete a cavidade bucal durante a infância. Porém, apesar de menos prevalente nessa faixa etária, a doença periodontal merece atenção especial, pois é comum a presença de gengivite na dentição decídua e mista, que pode se agravar durante a adolescência, devido às mudanças de hábitos, alterações hormonais e o uso de aparelhos ortodônticos.

O principal  fator etiológico é o acúmulo do biofilme bacteriano e o seu estágio inicial, manifesta-se sob a forma de gengivite,  podendo ser modificada por fatores sistêmicos, utilização de medicamentos ou má nutrição.
O quadro clínico é caracterizado pela vermelhidão intensa e hipertrofia tecidual, sangramento espontâneo das gengivas ou provocado pela sondagem ou escovação dentária. As reações inflamatórias podem se tornar mais exacerbadas à medida que avança a idade das crianças.
Em fases posteriores, decorrentes da própria evolução, a doença pode se manifestar sob a forma de periodontite, com a inflamação envolvendo, também, todos os tecidos de proteção e de sustentação dos dentes, caracterizada pela perda do tecido conjuntivo de sustentação e do osso alveolar.

A Periodontite não é tão frequente, mas geralmente está  associada a fatores de natureza aguda ou crônica, decorrente de alguma condição sistêmica. As formas mais graves de periodontite em crianças geralmente são familiares, com uma predisposição genética para a doença agressiva, e o tratamento pode incluir antibioticoterapia, terapia não cirúrgica e cirúrgica.

Portanto, devemos  considerar  que o que é mais efetivo na diminuição da prevalência das doenças periodontais em crianças e adolescentes é o controle do biofilme bacteriano. Até os sete anos de idade, muitas crianças não têm coordenação motora suficiente para realizar uma correta higiene bucal, com escova e fio dental. Assim, os pais e/ou cuidadores devem  ser orientados a executar a higiene bucal das crianças, até que elas tenham mais destreza manual.

A atuação do odontopediatra na educação e prevenção das doenças Cárie e Periodontal é fundamental, não descartando o tratamento clínico quando for preciso e garantindo assim, a manutenção da  saúde bucal dos mais jovens ao longo da vida.

Dra. Paula Cunha
Especialista em Odontopediatria ABO-RJ
Pós- graduada em Odontologia para Bebês OCEX-RJ
Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Odontopediatria
Ref. Bibl.   Song HJ. Periodontal considerations for children. Dent Clin North Am 2013;57(1):17-37.



Resp. Técnica: Dra. Tatiana Franco
CRO RJ 21630 | EPAO 369


Av. Armando Lombardi, 1000

Bl. 01 – Sls. 216 e 217
Barra Life Medical Center
Barra da Tijuca – CEP 22640-000
Rio de Janeiro-RJ


(21) 2486 3932 | 2143 0898
(21) 99965 0372

Não aceitamos Convênios


Fique por dentro das novidades da INNOVARA e cadastre-se agora!



Site desenvolvido por Agência Vulpix

WhatsApp chat