Cárie também é consequência do tratamento oncológico

junho 15, 2022

Post.png

 

Quando pensamos em consequências dos tratamentos oncológicos, é comum que a gente imagine sempre a mucosite oral. Mas ela não é o único efeito colateral da radioterapia de cabeça e pescoço.
.
Um desses efeitos é a cárie de radiação, diferente da cárie comum, ela pode aparecer somente nos pacientes pós radioterapia. Já que o tipo comum ocorre pelo acúmulo de biofilme (placa bacteriana) sobre a superfície dental.
.
A cárie de radiação se dá pela ação direta dos raios ionizantes no esmalte dentário e da dentina, gerando perda de minerais nos dentes. Além disso, o tratamento oncológico também pode afetar as glândulas salivares, fazendo com que haja uma diminuição na qualidade e quantidade de saliva. Isso faz com que a boca fique seca e o ph salivar alterado, levando a uma maior probabilidade do desenvolvimento da cárie.
.
A hipersensibilidade dentária é muito comum e pode gerar muito desconforto, mas a laserterapia sempre pode ajudar!


Resp. Técnica: Dra. Tatiana Franco
CRO RJ 21630 | EPAO 369


Av. Armando Lombardi, 1000

Bl. 01 – Sls. 216 e 217
Barra Life Medical Center
Barra da Tijuca – CEP 22640-000
Rio de Janeiro-RJ


(21) 2486 3932 | 2143 0898
(21) 99965 0372

Não aceitamos Convênios


Fique por dentro das novidades da INNOVARA e cadastre-se agora!



Site desenvolvido por Agência Vulpix

WhatsApp chat