Doenças periodontais e doenças sistêmicas

julho 2, 2021

Blog.png

 

Uma boa higiene bucal oral é primordial para a manutenção da saúde do corpo todo! É cientificamente comprovado que as doenças periodontais não estão relacionadas apenas com a saúde bucal, mas também a diversas outras doenças, como: as cardiovasculares, renais, artrite reumatoide, obesidade, diabetes, parto prematuro e até o nascimento de bebês de baixo peso.

A periodontia tem papel fundamental na manutenção dos tecidos de suporte dos dentes – são eles a gengiva, o cemento, o ligamento periodontal e o osso. Além disso, atua na prevenção e no tratamento das doenças gengivite e periodontite (caso mais grave).
Mas como exatamente as doenças periodontais podem desencadear outras doenças?

Diabetes:
Estudos epidemiológicos mostraram que pacientes diabéticos apresentam maior risco de desenvolver periodontite severa, quando comparados aos não diabéticos e que a periodontite aumenta o risco de um pobre controle glicêmico em diabéticos, bem como o aumento de possíveis complicações decorrentes da doença.

Doenças Cardiovasculares:
O impacto da Periodontite na doença cardiovascular aterosclerótica é biologicamente plausível e o deslocamento da microbiota oral pela circulação sanguínea, parece induzir uma inflamação sistêmica que influenciará na patogênese da aterosclerose.
O tratamento periodontal ajuda a reduzir a inflamação sistêmica através da redução dos níveis de marcadores inflamatórios, com melhora significativa da condição clínica.

Complicações na Gestação:
O aumento brusco de hormônios femininos durante a gestação pode exacerbar a inflamação gengival com a presença de biofilme (placa bacteriana) na superfície dos dentes.
Pesquisas mostram a associação existente entre a periodontite e a saúde geral da mãe e do seu bebê, podendo gerar resultados adversos na gravidez, como parto prematuro, bebês de baixo peso ao nascimento e pré-eclâmpsia. Por isso, é fundamental que a gestante faça o pré-natal odontológico.

A prevenção ainda é a melhor maneira de evitar todo e qualquer problema de saúde. Por isso, é necessário escovar os dentes adequadamente, manter hábitos saudáveis e consultas regulares ao dentista!


Resp. Técnica: Dra. Tatiana Franco
CRO RJ 21630 | EPAO 369


Av. Armando Lombardi, 1000

Bl. 01 – Sls. 216 e 217
Barra Life Medical Center
Barra da Tijuca – CEP 22640-000
Rio de Janeiro-RJ


(21) 2486 3932 | 2143 0898
(21) 99965 0372

Não aceitamos Convênios


Fique por dentro das novidades da INNOVARA e cadastre-se agora!


[mailpoet_form id=”1″]

Site desenvolvido por Agência Vulpix

WhatsApp chat