Vamos falar sobre Periodontia?

maio 26, 2021

 

Essa é a especialidade que trata e previne as doenças periodontais, ou seja, aquelas que afetam os tecidos que suportam e circundam os dentes. Dependendo da sua forma, podem levar à perda do dente e afetar o resto do corpo. As formas mais comuns são a gengivite e a periodontite.

A gengivite é a inflamação mais superficial da gengiva que, quando não tratada corretamente, pode evoluir para a periodontite, forma irreversível da doença. A inflamação mais profunda da gengiva e de outros tecidos de suporte dos dentes, como o osso, pode levar à perda do dente e afetar a saúde geral com o aumento do risco para doenças cardiovasculares, doença renal crônica, diabetes, artrite reumatoide, dentre outras.

Alguns pacientes estão mais propensos ao desenvolvimento das doenças periodontais, são eles: fumantes, mulheres gestantes e na menopausa, pacientes com determinadas doenças sistêmicas, diabéticos e adolescentes. Além de outros fatores como pobre higiene bucal, estresse, condições médicas e uso de medicações.

A gengiva saudável previne não só o aparecimento dessas, mas como de outras doenças. Por isso, ao primeiro sinal, é essencial consultar seu dentista.

E quais seriam os sinais e sintomas?
O sinal mais comum é o sangramento – seja na hora da escovação ou à sondagem pelo dentista. Além disso, o mau hálito, a presença de pus entre a gengiva e o dente e mobilidade nos dentes podem ser considerados indicativos.

Depois de feito o diagnóstico da doença, o periodontista deve optar pelo melhor tratamento e bem-estar do paciente. O mais convencional é a raspagem e o alisamento radicular para a remoção do biofilme – conhecido como placa bacteriana – aderido à superfície dos dentes.
Nos casos mais graves, são indicados procedimentos cirúrgicos que controlam a inflamação e regeneram os tecidos danificados pela doença.
A terapia Fotodinâmica (PDT) associada aos tratamentos tradicionais pode colaborar no controle da infecção e reparo dos tecidos periodontais.


Resp. Técnica: Dra. Tatiana Franco
CRO RJ 21630 | EPAO 369


Av. Armando Lombardi, 1000

Bl. 01 – Sls. 216 e 217
Barra Life Medical Center
Barra da Tijuca – CEP 22640-000
Rio de Janeiro-RJ


(21) 2486 3932 | 2143 0898
(21) 99965 0372

Não aceitamos Convênios


Fique por dentro das novidades da INNOVARA e cadastre-se agora!



Site desenvolvido por Agência Vulpix

WhatsApp chat