Benefícios do Laser na Odontologia Oncológica

abril 8, 2021

Falaremos aqui sobre como o tratamento com laser pode ser benéfico para o paciente com Câncer. Afinal, ser acompanhado pelo dentista antes, durante e após o tratamento oncológico é fundamental para manter a saúde bucal em dia e melhorar a qualidade de vida.

Mas você sabe por quê? Tanto os tratamentos de quimioterapia, transplante de medula óssea e radioterapia em cabeça e pescoço – ambos para diversos tipos de câncer – podem ter, como efeitos colaterais, ardência, inflamação e dor nas mucosas da boca e uma série de outras manifestações orais.

Além de prejudicar a alimentação, podem aumentar a necessidade de internações e comprometer a continuidade do tratamento. Por isso é tão interessante o tratamento não invasivo e tão benéfico que chamamos de laserterapia.

Mas antes, é preciso entender como funcionam a químio e radioterapia. Esses tratamentos agem basicamente destruindo células. O primeiro é direcionado para as que se multiplicam rapidamente e, o segundo, age no local do tumor – abrangendo também as células saudáveis que estão em volta.

Por conta dessa ação citotóxica – ou seja, de intoxicação e destruição de células – os tratamentos têm efeitos colaterais severos. Entre eles, os mais incidentes são:
– a mucosite oral: lesões leves a severas na boca e garganta.
– as alterações salivares: boca seca(xerostomia) alteração do paladar e saliva mais espessa.
– necroses ósseas: lesões nos ossos da face (osteonecrose/osteorradionecrose)
– candidose e herpes
– e trismo: dificuldade em abrir a boca, dor, fibrose muscular.

A laserterapia atua em todos esses casos. A célula tratada pelo laser absorve sua luz e se recupera mais rapidamente das lesões sofridas. Ou seja, o laser age doando energia para a célula lesionada, regenerando-a.

Na prática, ele previne a mucosite oral e ameniza alguns efeitos do tratamento.

Aqui na Innovara, temos profissionais especializados em laserterapia, que poderão avaliar, junto ao paciente, como será feita a evolução do tratamento para que possamos aproveitar os benefícios do laser ao longo de todo o processo – pré, durante e pós – quimio, transplante de medula ósea ou radioterapia de cabeça e pescoço.

Os resultados são fantásticos e, o mais importante, podem de fato mudar tanto a qualidade de vida quanto a perspectiva em relação ao tratamento.

Sabemos o quanto o conforto e alívio dos efeitos colaterais são capazes de levar esperanças ao indivíduo e seus familiares.


Resp. Técnica: Dra. Tatiana Franco
CRO RJ 21630 | EPAO 369


Av. Armando Lombardi, 1000

Bl. 01 – Sls. 216 e 217
Barra Life Medical Center
Barra da Tijuca – CEP 22640-000
Rio de Janeiro-RJ


(21) 2486 3932 | 2143 0898
(21) 99965 0372

Não aceitamos Convênios


Fique por dentro das novidades da INNOVARA e cadastre-se agora!



Site desenvolvido por Agência Vulpix

WhatsApp chat