Qual a relação entre o Bruxismo e a Apneia do sono?

O Bruxismo e a Apneia são distúrbios que prejudicam a noite de descanso de muitas pessoas, podendo apresentar grandes prejuízos na qualidade do sono e, também, nas estruturas dos dentes e do aparelho estomatognático.
Acredita-se que ambos os distúrbios apresentam algumas causas em comum, como: estresse, ansiedade e depressão. Os transtornos também podem ocorrer simultaneamente.
É importante que um correto diagnóstico seja realizado, pois o tratamento do bruxismo pode, muitas vezes, piorar o quadro de apneia, dificultando ainda mais a respiração e aumentando o ronco.
Saiba mais sobre cada distúrbio
Apneia do sono
Ocorre devido a vários fatores: os músculos da garganta e a língua relaxam mais que o normal; amígdalas e adenóides grandes e outros. O excesso de peso pode resultar num espaço menor para a passagem do ar na boca e garganta, influenciando na respiração. Esta é interrompida porque as vias aéreas colapsam, impedindo que o ar chegue até os pulmões. Um dos sintomas mais comuns é o ronco muito alto e o excesso de sono durante o dia, prejudicando a produtividade no trabalho. A explicação para isto são as interrupções do sono causadas pela falta do oxigênio.
Outros sintomas muito comuns são: acordar com a sensação de sufocamento, sentir-se ofegante, com dor no peito, bem como a sensação de boca seca ou dor de garganta pela manhã.
A doença aumenta a probabilidade de desencadear o infarto do miocárdio, hipertensão, diabetes dentre outras doenças graves.
O exame de Polissonografia deve ser indicado, caso apresente algum sintoma relacionado à Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, a fim de se confirmar o diagnóstico e iniciar o quanto antes o tratamento.
O tratamento deve incluir mudanças no estilo de vida, como perda de peso e o uso de um dispositivo de assistência respiratória durante a noite.
Bruxismo do sono
É uma atividade repetitiva e involuntária, caracterizada pelo apertar ou ranger dos dentes, podendo ocorrer durante o dia ou durante o sono.
As consequências deste distúrbio são desgastes e destruição dos dentes, dor e ruídos articulares como estalidos e crepitações, dores de cabeça, problemas periodontais e outros.
Atinge não só a população adulta como também a infantil com alta prevalência.
Um dos recursos indicados para o tratamento é o uso de placas interoclusais rígidas de acrílico, moldadas de acordo com o formato da arcada dentária e que ajudam a restringir os movimentos dos músculos mastigatórios e a reduzir o atrito que provoca o desgaste dos dentes e dos tecidos periodontais.
A terapia de fotobiomodulação com o laser de baixa potência e a aplicação de botox na musculatura envolvida em caso de dor, apresentam ótimos resultados e na maioria das vezes são complementares ao uso das placas interoclusais. Também existem hoje, aplicativos de celular que podem ajudam a desencostar os dentes durante dia, minimizando os riscos.
Lembrando sempre que: o Bruxismo é multifatorial, com o estresse e/ou a ansiedade geralmente presentes, podendo a Psicoterapia ser mais uma boa abordagem terapêutica no controle desses sintomas.O correto diagnóstico é sempre fundamental a fim de se definir qual a melhor conduta a ser tomada em cada caso individualmente.
RECOMENDAÇÕES:
– Se perceber qualquer sinal ou sintoma relacionado ao Bruxismo ou a Apneia do Sono, procure logo um especialista em Dor Oro Facial e DTM;
– Pratique exercícios físicos diariamente, pois eles ajudam a controlar a ansiedade e o estresse, que podem favorecer o apertamento dos dentes;
– Um estilo de vida saudável colabora para manter a saúde física e mental e a prevenir muitas doenças sistêmicas;
– A meditação e a psicoterapia também podem ser uma boa estratégia para controlar os sintomas.
A Innovara é referência na prevenção e tratamentos odontológicas apresentando uma visão interdisciplinar com foco no acolhimento, cuidado e saúde global de gestantes, bebês, crianças, adultos, adolescentes e idosos.