Clareamento Dental: Sorriso mais bonito para as festas de Fim de Ano?

novembro 12, 2019
destaque-innovara-clarea.png

 

O Clareamento dental deve ser parte integrante do tratamento odontológico e está sempre relacionado a expectativa das pessoas em melhorar a estética do sorriso. Tem sido cada vez mais procurado, principalmente quando nos aproximamos de grandes eventos, como as festas de fim de ano, confraternizações, casamentos, entre outros. Isso acontece muitas vezes porque alguns dos tratamentos da estéticos, têm resultados mais rápidos e eficientes, transformando a harmonia do sorriso em um curto prazo. 

O Clareamento Dental é um dos mais procurados nessa época do ano e precisa ser definido por um dentista especializado, com base em uma avaliação das características individuais de cada pessoa. O cirurgião-dentista precisa ter a expertise de diagnosticar as causas de alterações de cor, forma e estrutura dentária, a fim de recomendar o procedimento mais apropriado ou até mesmo a combinação de procedimentos.

Antes de iniciar o processo de clareamento dental, a saúde periodontal deve ser avaliada e o tratamento indicado, se necessário. O paciente também deve estar ciente de que as restaurações já existentes, na maioria das vezes, precisarão ser trocadas após o clareamento.

Os resultados obtidos após o clareamento dental variam entre as pessoas e  por isso é tão importante que uma boa avaliação e um preciso diagnóstico sejam realizados antes da escolha e realização da técnica mais adequada. Conhecer a estrutura do tecido dental e as verdadeiras causas do escurecimento e das manchas presentes é fundamental para resultados mais previsíveis. 

 

Quais são as técnicas do Clareamento Dental?

 

Existem diversas técnicas de Clareamento Dental que podem ser recomendadas pelo dentista após a avaliação dos dentes e das suas expectativas. Abaixo falaremos sobre as principais técnicas e como são realizadas. 

O Clareamento Dental pode ser realizado não apenas de forma caseira, como também no consultório. Quando o procedimento é realizado em casa, utiliza-se um gel clareador à base de peróxido de hidrogênio ou de carbamida em diferentes concentrações, que são definidas pelo profissional. 

Na técnica de consultório, a luz LED azul ou violeta pode ser associada ao gel de peróxido de Hidrogênio, com o objetivo principal de encurtar o tempo do procedimento, trazendo mais conforto e menor hipersensibilidade dentinária temporária. É importante deixar claro que o dentista deve ser o responsável por determinar a concentração do gel, a técnica mais apropriada de acordo com cada caso, o tempo de uso do produto ou o número de sessões a serem realizadas. Por isso, todo o tratamento deve ser realizado sob supervisão. Leia abaixo como funciona cada técnica:

 

Clareamento Dental no Consultório: O Clareamento realizado no consultório é um procedimento muito seguro, confortável e apresenta resultados mais rápidos. Muitas pessoas nomeiam a técnica como “Clareamento a laser”, porém, ele é realizado através de luzes LED azul ou violeta,  com determinado comprimento de onda, que colaboram durante o processo. Estudos clínicos estão sendo realizados sem a presença do gel e com apenas a ativação da luz violeta promovendo a quebra dos pigmentos da estrutura dental, clareando os dentes com menor sensibilidade. Portanto, a falta de evidências científicas faz com que seja ainda pouco recomendada.

 

Clareamento Dental Caseiro: O Clareamento Dental realizado em casa também é extremamente seguro e eficaz. Nesse tipo de procedimento é confeccionada uma moldeira a partir do tamanho da boca do paciente, que será fornecida junto com o gel, na quantidade apropriada para ser utilizada durante o período de tratamento. Essa técnica não é tão rápida quanto a realizada no consultório devido a concentração do gel ser mais baixa, porém, no final, pode apresentar resultados satisfatórios. Esses resultados podem aparecer em até 3 semanas ou de acordo com o tempo estabelecido pelo dentista para cada caso.

 

Clareamento Dental Combinado: É possível combinar ambas as técnicas dependendo das particularidades e necessidades de cada pessoa. Alguns fatores que podem influenciar nesse tipo de tratamento são: cor dos dentes, origem das manchas, hipersensibilidade, hábitos, diários, além do correto diagnóstico.

 

Com essa análise sobre as diferentes técnicas de clareamento dental podemos concluir que existem diferentes opções disponíveis, e que o profissional, após avaliar todos os dentes e entender o desejo do candidato ao tratamento, poderá definir qual técnica é a mais indicada, não existindo uma padronização.

A grande vantagem da técnica usando a Luz Led azul e é por isso que na Innovara é muito realizada, é o bom resultado estético após algumas sessões curtas, preservando o esmalte e a polpa dentária. É segura e confortável, além de permitir o uso de lentes de contato dental que proporcionam melhores resultados estéticos.

 

Como cuidar dos dentes após o clareamento?

 

Após a realização do tratamento, é preciso cuidar da saúde bucal e seguir as recomendações para manter o sorriso belo e saudável, pois os dentes não ficam brancos para o resto da vida. É importante manter as visitas regulares ao dentista para controle e manutenção da saúde bucal, assim como hábitos diários de alimentação e higiene oral favoráveis. Esse acompanhamento é fundamental para saber sobre a duração do clareamento e quando será necessário realizar outro novamente.

 

Para saber mais sobre o tratamento de clareamento dental e qual a técnica mais indicada pra você, basta conversar com a equipe da Innovara Odontologia Moderna! Entre em contato.


Resp. Técnica: Dra. Tatiana Franco
CRO RJ 21630 | EPAO 369


Av. Armando Lombardi, 1000

Bl. 01 – Sls. 216 e 217
Barra Life Medical Center
Barra da Tijuca – CEP 22640-000
Rio de Janeiro-RJ


(21) 2486 3932 | 2143 0898
(21) 99965 0372

Não aceitamos Convênios


Fique por dentro das novidades da INNOVARA e cadastre-se agora!



Site desenvolvido por Agência Vulpix

WhatsApp chat