Cirurgia ortognática: o que é e para quem é indicada

março 15, 2019
post-ortognatica-embed-1200x628.png

A cirurgia ortognática consiste em alterar a posição do maxilar, de forma a criar mais harmonia facial e aprimorar esteticamente a aparência do paciente. Esse tipo de procedimento é indicado para pessoas que não apresentam uma boa relação entre os maxilares (superior e inferior), resultando em prejuízos funcionais e estéticos — as chamadas deformidades dentofaciais.

A desarmonia facial pode se apresentar em diferentes graus. Por isso, a avaliação de um ortodontista e de um dentista especializado em cirurgia ortognática é fundamental para indicar a real necessidade da realização desse procedimento, para que se alcance uma reabilitação funcional das bases ósseas da face.

Com a cirurgia, é possível reposicionar os maxilares, criando uma melhor condição para a oclusão do paciente. Além disso, o procedimento também garante mais proporcionalidade ao rosto, melhorando a autoestima e a autoconfiança.

De acordo com especialistas em cirurgia bucomaxilofacial, o principal objetivo da cirurgia ortognática é proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar aos pacientes. O tratamento é bastante funcional, mas precisa ser combinado ao uso de aparelho ortodôntico para que o resultado seja realmente eficaz e satisfatório.

O tratamento ortodôntico é feito antes ou depois da cirurgia, ou seja, o paciente precisa usar o aparelho fixo, seguindo as orientações do dentista responsável.

Para quem a cirurgia ortognática é indicada?

Muitos casos de assimetria facial podem ser tratados com a cirurgia ortognática. Em geral, os especialistas recomendam o procedimento para pacientes que apresentam crescimento anormal dos ossos da face ou do maxilar, ou queixo e mandíbula muito acentuados.

A cirurgia ortognática pode ser realizada em pacientes com mais de 17 anos de idade, com a função de reparar faces desproporcionais. O procedimento também é fundamental para corrigir problemas de mastigação e ajuda a prevenir danos às articulações temporomandibulares.

Planejamento da cirurgia ortognática

Além de ser importante fazer a cirurgia com um profissional realmente especializado e experiente, o bom resultado do procedimento também está atrelado à qualidade do planejamento prévio da cirurgia.

O paciente precisa ser avaliado de forma cuidadosa e deve realizar exames de imagem e laboratoriais antes do procedimento. Os cirurgiões costumam fazer um planejamento virtual do tratamento, o que garante mais previsibilidade para os resultados.

Nesta fase, o profissional utiliza tecnologia de ponta para planejar o procedimento com precisão e para garantir ao paciente uma ideia de como seu rosto ficará após a cirurgia.

Na realização do procedimento cirúrgico, o paciente pode ficar até 4 horas em cirurgia, dependendo da complexidade de cada caso. É importante ressaltar que a cirurgia ortognática não deixa cicatrizes visíveis. Sendo assim, o paciente terá um resultado harmonioso e de alta qualidade.

Informações importantes sobre cirurgia ortognática

Durante a cirurgia, são realizadas alterações nas estruturas da mandíbula e da maxila, com foco em aprimorar as funções mastigatórias e garantir melhores condições para as articulações temporomandibulares. Após a cirurgia, recomenda-se que o paciente fique em repouso por aproximadamente 15 dias e que mantenha uma alimentação líquida e pastosa até a completa recuperação.

Como mencionado, o uso prévio do aparelho ortodôntico é essencial para este procedimento, pois reduz o tempo de tratamento e oferece melhores resultados estéticos. Depois do procedimento, o paciente continua usando o aparelho fixo. Em alguns casos, a recomendação do ortodontista é para que o tratamento ortodôntico prossiga por, pelo menos, mais 12 meses.

Os resultados da cirurgia ortognática são muito positivos, pois trazem mais beleza e harmonia facial. Além disso, o tratamento também evita o desenvolvimento de problemas de saúde relacionados às alterações temporomandibulares, como, por exemplo, a apneia obstrutiva do sono, a artrose das articulações, a retração das gengivas etc.

Fale com a equipe da Innovara!

A Innovara Odontologia Moderna tem cirurgiões especializados em procedimentos que tratam condições relacionadas aos dentes e ossos da região da face, inclusive a cirurgia ortognática, que corrige deformidades dentofaciais. Agende uma avaliação e melhore sua aparência e qualidade de vida!


Resp. Técnica: Dra. Tatiana Franco
CRO RJ 21630 | EPAO 369


Av. Armando Lombardi, 1000

Bl. 01 – Sls. 216 e 217
Barra Life Medical Center
Barra da Tijuca – CEP 22640-000
Rio de Janeiro-RJ


(21) 2486 3932 | 2143 0898
(21) 99965 0372

Não aceitamos Convênios


Fique por dentro das novidades da INNOVARA e cadastre-se agora!



Site desenvolvido por Agência Vulpix

WhatsApp chat