llumine seu sorriso para o carnaval

fevereiro 19, 2019
post-tecnicasdeclareamento-embed-1200x628.png

A moderna odontologia estética oferece algumas técnicas de clareamento dental que têm a capacidade de revolucionar um sorriso. O melhor tratamento precisa ser definido pelo dentista especializado, com base nas características individuais da pessoa.

Em geral, as técnicas de clareamento dental agem sobre o esmalte do dente e sua estrutura mineral, fazendo com que ocorra a correta difusão dos clareadores. Existem duas técnicas bastante difundidas e conhecidas entre as pessoas. São elas: o clareamento dental domiciliar ou caseiro com autoaplicação dos produtos em casa e o clareamento feito em consultório. As técnicas associadas também são muito recomendadas em alguns casos e são altamente eficazes para quem deseja obter um sorriso mais branco, livre de manchas e pigmentos, radiante e com uma bela estética.

Na odontologia, o clareamento dental é considerado uma técnica conservadora, de custo acessível, que torna a aparência do sorriso mais bonita e que tem uma realização simples e rápida. Os resultados obtidos após o clareamento dental variam entre as pessoas, por isso é tão importante que bons diagnóstico e avaliação sejam realizados antes de efetuar a técnica. Conhecer a estrutura do tecido dental do paciente e as verdadeiras causas do escurecimento e das manchas presentes é fundamental para resultados mais previsíveis.

Conheça as técnicas de clareamento dental

As técnicas de clareamento dental são realizadas com um gel clareador à base de peróxido de hidrogênio ou de carbamida (em diferentes concentrações). Na realizada em consultório, pode ser fotoativado, quando se utiliza a luz LED azul ou violeta associada, a fim de acelerar o tempo do procedimento, trazendo maior conforto ao paciente. A laserterapia deve ser realizada antes e após o clareamento de consultório, principalmente nos casos de hipersensibilidade dentinária já existente e também de acordo com a necessidade de cada paciente. Vale lembrar que o dentista é o responsável por determinar a concentração do gel, a técnica mais apropriada, o tempo de uso do produto ou o número de sessões a serem realizadas. Portanto, todo o tratamento deve ser realizado sob a sua supervisão. Veja como as diferentes técnicas funcionam:

Clareamento dental domiciliar ou caseiro- O clareamento dental feito em casa, seguindo as orientações do dentista responsável, é absolutamente seguro e eficaz. O dentista confecciona uma moldeira a partir de modelos da boca do paciente e a entrega juntamente com a quantidade de gel a ser usado em casa pelo tempo necessário. A concentração do gel é geralmente mais baixa e sua ação é mais lenta, porém os resultados são obtidos com sucesso. Hoje em dia, é recomendado que os pacientes utilizem a moldeira com o gel clareador de 30 min a 1h por dia, tempo suficiente para bons resultados e menor sensibilidade. Os resultados satisfatórios podem aparecer em até 3 semanas ou de acordo com o tempo estabelecido pelo dentista para o tratamento.

Clareamento dental realizado no consultório- O clareamento realizado no consultório apresenta resultados mais rápidos, motivando logo o paciente. Além disso, é muito seguro, confortável e não depende da colaboração do paciente. Pode ser realizado com ou sem a presença de luz. O clareamento a laser, muito falado por aí, ainda não existe no Brasil, pois depende de um equipamento específico. As luzes utilizadas nessa técnica são LEDs com determinado comprimento de onda, que podem colaborar durante todo o processo. Não é apenas falso marketing, há evidências científicas comprovando a sua utilização. Estudos clínicos estão sendo realizados sem a presença do gel, com apenas a luz violeta promovendo a quebra dos pigmentos da estrutura dental, clareando os dentes com menor sensibilidade.

Clareamento dental combinado- As duas técnicas podem ser associadas durante o tratamento de clareamento dental, a depender das características individuais de cada paciente, correto diagnóstico, cor dos dentes, origem das manchas, hipersensibilidade etc.

Diferenças entre as técnicas de clareamento dental

Como é possível perceber, existem vantagens e desvantagens entre a técnica de clareamento dental caseira e a realizada em consultório. O mais importante é procurar um profissional atualizado e expert nas várias técnicas, a fim de que o tratamento possa trazer bons resultados, sem dor ou desconforto, satisfazendo o paciente. A tecnologia vem para agregar, mas não são todos os dentistas que acreditam ou utilizam. Assim, vale conhecer e fazer com alguém que, além de estudar o assunto, possa oferecer vantagens e garantir o famoso e esperado sorriso de artista.

Cuidados necessários após o clareamento dental

A redução do consumo de bebidas e alimentos com muito corante e do hábito de fumar não é necessária como dizem. Uma vez realizado o clareamento, os pigmentos são eliminados da estrutura dental, e o tempo de permanência da cor branca também depende da técnica e de cada caso individualmente. Independentemente da técnica escolhida, é fundamental alertar os pacientes que os cuidados de higiene bucal devem ser ótimos e as visitas ao dentista, regulares. Os dentes não ficarão brancos para o resto da vida.

Converse com seu dentista após o clareamento, sobre quanto tempo os dentes permanecerão brancos e quando deve retornar para um novo clareamento. Para saber mais sobre as técnicas de clareamento dental e qual a mais indicada pra você, basta conversar com a equipe da Innovara Odontologia Moderna!


Resp. Técnica: Dra. Tatiana Franco
CRO RJ 21630 | EPAO 369


Av. Armando Lombardi, 1000

Bl. 01 – Sls. 216 e 217
Barra Life Medical Center
Barra da Tijuca – CEP 22640-000
Rio de Janeiro-RJ


(21) 2486 3932 | 2143 0898
(21) 99965 0372

Não aceitamos Convênios


Fique por dentro das novidades da INNOVARA e cadastre-se agora!



Site desenvolvido por Agência Vulpix

WhatsApp chat