Lasers na Odontologia: Funcionam?

janeiro 25, 2019
maquina-laser-mao-medico-1-1200x628.png

Tecnologia e inovação são assuntos discutidos continuamente em todos os lugares. Na odontologia, não poderia ser diferente. Esse universo tem levado pessoas a buscarem tratamentos mais biológicos, rápidos e confortáveis, que vão muito além dos dentes. Assim, o trabalho transdisciplinar, integrando as equipes de saúde com foco na qualidade de vida de cada pessoa, passa a ser essencial nos dias de hoje.

Como todos já sabem, laser é uma luz, que vem conquistando há mais de uma década pacientes no segmento da odontologia. Mas, mesmo se tornando cada dia mais popular, a terapia com laser ainda gera dúvidas entre as pessoas. Muitas desconhecem os verdadeiros efeitos, benefícios e as principais indicações desse tratamento tão inovador. Por isso, preparamos um conteúdo especial para explicar melhor sobre os lasers que podem ser utilizados nas diversas especialidades da odontologia.

Confira a entrevista com a Dra. Tatiana Franco, que apresenta vasta experiência na área desde 2008 com algumas publicações em revistas internacionais e vem associando sempre as melhores evidências científicas à sua prática clínica diária com ótimos resultados juntamente com a sua equipe.

1. Quais os tipos de lasers usados na odontologia?

Dra. Tatiana: No Brasil, os lasers mais usados são os de Diodo de baixa e alta potência.

O Laser de baixa potência atua em nível celular, promovendo a biomodulação. A fotobiomodulação, também conhecida como laserterapia, atua no restabelecimento da saúde celular nos diferentes tecidos e apresenta ampla aplicação terapêutica em adultos e crianças. As principais ações dessa terapia são modular a inflamação, promover analgesia e acelerar a reparação tecidual, trazendo mais bem-estar e qualidade de vida aos pacientes de todas as idades, afirma Dra. Tatiana Franco.

O laser de diodo de alta potência é chamado de Laser cirúrgico. É capaz de substituir o bisturi, interagindo com os tecidos moles da boca, sem sangramento e dor, diminuindo muito o tempo de cicatrização. É bastante indicado na cirurgia plástica gengival, reduzindo sorrisos com gengiva em excesso e manchas escuras, que muito podem comprometer a estética e qualidade de vida do paciente. A remoção de freios linguais de bebês e crianças através da lasercirurgia já é uma realidade e possibilita um procedimento mais rápido e confortável, quando comparado ao método convencional.

Além disso, os efeitos antimicrobianos do Laser de alta potência promovidos na descontaminação de bolsas periodontais, peri-implantares e durante a instrumentação de canais radiculares, também devem ser citados com segurança, afirma Dra. Tatiana Franco, que desde que investiu neste equipamento vem indicando para seus pacientes.

2. Como é a feita a utilização deles?

Dra. Tatiana: Pode ser usado como tratamento único ou associado a tratamentos convencionais. Como exemplo, podemos citar a relevante utilização na prevenção e no tratamento da mucosite oral em pacientes submetidos à quimio e/ou radioterapia contra os diversos tipos câncer, aftas recorrentes, herpes, hipersensibilidade dentinária, DTM e outros. Após cirurgias orais, periodontais e para colocação de implantes, colabora para um pós-operatório sem dor, diminuindo o edema e acelerando a cicatrização.

Na chamada terapia fotodinâmica (PDT), apresenta também ação antimicrobiana quando associado a um corante fotossensível, promovendo a morte de bactérias, fungos e vírus. A PDT vem sendo utilizada como coadjuvante nos tratamentos da periodontite e peri-implantite dos canais radiculares e outros com bastante sucesso, observa Dra. Tatiana, que sempre utiliza associada aos tratamentos de periodontia e implantodontia.

3. Onde encontrar tratamentos com Lasers?

Dra. Tatiana: Os tratamentos com lasers de Diodo de Alta e Baixa potências nas diversas especialidades podem ser encontrados na Innovara Odontologia Moderna. Já são anos atendendo os pacientes e realizando tratamentos baseados nas melhores evidências científicas, com seriedade, comprometimento e entrega de melhores resultados.

Contamos com uma equipe de especialistas em periodontia, endodontia, implantodontia, odontologia oncológica, odontologia estética, patologia bucal, ortodontia, estomatologia e muito mais. Cada tratamento é especialmente personalizado e de acordo com as expectativas dos pacientes.

Para ser atendido pelos profissionais da clínica, é muito simples. O paciente pode entrar em contato através do telefone, WhatsApp, site ou até por e-mail. A escolha fica a critério do interessado.

Aproveite para contatar a Innovara e garanta um atendimento de alto padrão com a mais moderna tecnologia Laser!


Resp. Técnica: Dra. Tatiana Franco
CRO RJ 21630 | EPAO 369


Av. Armando Lombardi, 1000

Bl. 01 – Sls. 216 e 217
Barra Life Medical Center
Barra da Tijuca – CEP 22640-000
Rio de Janeiro-RJ


(21) 2486 3932 | 2143 0898
(21) 99965 0372

Não aceitamos Convênios


Fique por dentro das novidades da INNOVARA e cadastre-se agora!



Site desenvolvido por Agência Vulpix

WhatsApp chat