O que você precisa saber sobre Dor Orofacial, Bruxismo e DTM?

novembro 30, 2018
mulher-mao-queixo-dor-dente-1200x676.png

As dores são sensações inconvenientes e que causam incômodo nos pacientes. Dependendo da intensidade, elas podem até impedir que a pessoa tenha uma rotina normal e realize suas tarefas.

Entre as dores que geram muito desconforto estão a Orofacial, o Bruxismo e a DTM. Estas são condições muito comuns entre os pacientes brasileiros das mais diferentes idades e regiões.

Mas o que são esses problemas?

Para entender melhor sobre a Dor Orofacial, o Bruxismo e a DTM, é fundamental conhecer mais a fundo cada uma dessas condições e saber quais são os sintomas mais comuns. Confira:

    • Dor Orofacial: corresponde às dores que afetam a face, o ouvido, a cabeça, o pescoço, os dentes ou os tecidos mucogengivais dos pacientes. Essas dores podem ser sintomas de diferentes patologias. Por isso, o paciente que sofre com esses problemas deve procurar rapidamente um especialista para um devido diagnóstico e posterior tratamento. Também vale pontuar que, quando a dor permanece por mais tempo, pode ser considerada crônica, o que merece atenção.
    • Bruxismo: caracteriza-se pelo apertar ou ranger de dentes. Essa desordem pode acontecer durante o dia ou até mesmo quando o paciente está dormindo. Entre as causas mais comuns estão o desalinhamento dos dentes, problemas de sono, como ronco e apneia, e muito mais. Já os fatores de risco mais comuns são o estresse, o uso de substâncias muito estimulantes, como o álcool e a cafeína, e a personalidade agressiva ou hiperativa do paciente.
    • DTM: são doenças relacionadas à articulação temporomandibular (ATM) e aos músculos que movimentam a boca. Os sintomas mais comuns são estalidos e dor ao abrir e fechar a boca e dores de cabeça, face e ouvido. É importante ressaltar que existem três tipos diferentes de DTM, a muscular, a articular e a mista, composta pelos dois tipos. Todas elas afetam muito os pacientes e precisam ser tratadas por especialistas.

Como diagnosticar esses problemas?

Para fazer um diagnóstico correto e verificar se o paciente sofre com alguma dessas doenças, basta que ele seja avaliado por um especialista em Dor orofacial e DTM, que pedirá exames de imagem, como tomografia ou ressonância magnética, associados à coleta de informações e história médica.

Quais são os tratamentos disponíveis?

É possível realizar uma série de procedimentos para tratar essas doenças. Entre os métodos disponíveis estão o uso de medicamentos para dor, confecção de placas de mordida, exercícios de fisioterapia, entre outros. A escolha do tratamento deve ser feita por um especialista, após a consulta e o diagnóstico do paciente.

Como saber mais sobre essas disfunções?

Para entender ainda mais sobre esses problemas, basta que o paciente agende uma consulta em uma clínica que seja de qualidade e conte com uma equipe experiente, assim como a Innovara Odontologia Moderna. A clínica é especializada em ortodontia, cirurgia bucomaxilofacial, periodontia, laserterapia, odontologia oncológica e muito mais.

Para entrar em contato com a clínica também é muito simples, rápido e prático, basta fazer uma ligação, mandar um e-mail ou enviar uma mensagem diretamente no WhatsApp. A clínica fica na região da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Faça contato, agende uma consulta e garanta atendimento com um dentista especialista!


Resp. Técnica: Dra. Tatiana Franco
CRO RJ 21630 | EPAO 369


Av. Armando Lombardi, 1000

Bl. 01 – Sls. 216 e 217
Barra Life Medical Center
Barra da Tijuca – CEP 22640-000
Rio de Janeiro-RJ


(21) 2486 3932 | 2143 0898
(21) 99965 0372

Não aceitamos Convênios


Fique por dentro das novidades da INNOVARA e cadastre-se agora!



Site desenvolvido por Agência Vulpix

WhatsApp chat