Periodontia: a base da odontologia moderna

novembro 15, 2018
boca-dentes-aparelho-dentista.jpg

Visitar frequentemente o cirurgião dentista é fundamental para manter a saúde dos dentes, a gengiva saudável e evitar uma série de problemas que podem afetar o paciente.

Quando se trata de odontologia, existe uma especialidade que merece destaque e atenção: a periodontia. Mesmo sendo uma área muito importante, ainda são poucos os pacientes que realmente a conhecem.

Mas, afinal, o que é a periodontia?

Simplificadamente, a periodontia é a especialidade odontológica que visa prevenir e tratar as doenças que afetam os tecidos de suporte e circundantes dos dentes.

E quem deve procurar essa especialidade?

A periodontia é indicada, principalmente, para prevenir as diferentes formas de doença periodontal e controlar seus sinais e sintomas. Se o sangramento gengival estiver presente, é possível que esteja com a doença e que necessite de informações e orientações quanto às formas eficazes de higienização bucal para controlar a principal causa das doenças periodontais: o biofilme (placa bacteriana). A avaliação dos fatores de risco envolvidos e a associação com determinadas doenças sistêmicas também é necessário. Além disso, essa especialidade é muito importante para aqueles que sofrem com as retrações gengivais e sensibilidade excessiva nos dentes.

Quais são as doenças tratadas pela periodontia?

As doenças periodontais podem ser diagnosticadas e tratadas com a ajuda de profissionais especializados em periodontia. Dependendo da sua forma, pode levar à perda do dente e afetar o resto do corpo. Há diferentes formas, mas as mais comuns são a gengivite e a periodontite.

A gengivite é a inflamação mais superficial da gengiva e o sangramento é o principal sinal (não em fumantes).Se não for corretamente tratada, pode evoluir para a periodontite, forma irreversível da doença.

Já a periodontite é a inflamação mais profunda da gengiva e de outros tecidos de suporte dos dentes, como o osso, podendo levar à perda do dente e afetar a saúde geral com o aumento do risco para doenças cardiovasculares, doença renal crônica, diabetes, artrite reumatoide, dentre outras.

Quais os principais sintomas das doenças periodontais?

Os pacientes que apresentam algum tipo de periodontite costumam apresentar alguns sinais e sintomas em comum, como sangramento à sondagem ou na hora da escovação, mau hálito, pus entre a gengiva e o dente, mobilidade nos dentes, entre outros.

Tipos de tratamentos usados na periodontia

Entre os métodos usados, está o convencional que consiste na raspagem e alisamento radiculares para a remoção do biofilme (placa bacteriana) aderido às superfícies dos dentes, associados ou não à terapia fotodinâmica antimicrobiana (PDT), realizada com um laser de baixa potência.

Em alguns casos mais graves, procedimentos cirúrgicos também podem ser indicados para controlar melhor a inflamação ou para regenerar os tecidos perdidos em consequência da doença. Tudo irá depender da avaliação e indicação do periodontista.

Quais os fatores de risco para as doenças periodontais?

Existem alguns grupos que têm mais chances de sofrerem com problemas periodontais. Entre os grupos de risco estão: fumantes, mulheres gestantes e na menopausa, pacientes com determinadas doenças sistêmicas, diabéticos e adolescentes. Além disso, outros fatores de risco podem causar as doenças periodontais, como pobre higiene bucal, estresse , condições médicas ,medicações e outros.

Onde encontrar um especialista nessa área?

A Periodontia vem sendo considerada a base da odontologia moderna, área estratégica para a conservação da saúde e da estética bucal. A Innovara Odontologia Moderna é uma das clínicas mais experientes e capacitadas para tratar os pacientes que sofrem com problemas periodontais. Sua estrutura é diferenciada e completa.

É possível agendar um horário com um dentista especializado pelo website, telefone ou e-mail. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A clínica está localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Quanto ao quadro clínico, a Innovara Odontologia Moderna conta com cirurgiões dentistas de diferentes áreas, além da Dra. Tatiana Franco, especialista e mestre em periodontia. É possível encontrar profissionais especializados em implantodontia, ortodontia, patologia oral, Laser, dor orofacial e DTM, cirurgia bucomaxilofacial, odontologia oncológica e estética, odontopediatria e muito mais.

Aproveite para acessar o site da clínica conhecer todos os tratamentos oferecidos!

Seja INNOVARA!


Resp. Técnica: Dra. Tatiana Franco
CRO RJ 21630 | EPAO 369


Av. Armando Lombardi, 1000

Bl. 01 – Sls. 216 e 217
Barra Life Medical Center
Barra da Tijuca – CEP 22640-000
Rio de Janeiro-RJ


(21) 2486 3932 | 2143 0898
(21) 99965 0372

Não aceitamos Convênios


Fique por dentro das novidades da INNOVARA e cadastre-se agora!



Site desenvolvido por Agência Vulpix

WhatsApp chat