Odontologia oncológica: o que é? Quando procurar? Como funciona?

novembro 6, 2018
post-oncologica-embed-1200x628.png

Assim que um paciente dá início ao tratamento contra o câncer, é normal que o corpo apresente algumas reações. No caso da radioterapia, por exemplo, é possível que no local a ser tratado durante as sessões, a pessoa tenha maior sensibilidade ou até mesmo sinta dores, dependendo do tipo, localização e grau de evolução do tumor. Um dos tipos de tratamento que combate a doença e que mais causa efeitos colaterais é a quimioterapia. A queda de cabelos e pelos do corpo é um dos efeitos mais conhecidos.

A intensidade e o tipo da quimioterapia variam conforme a doença, através da combinação de drogas administradas em intervalos de tempo variados e com isso, é normal que o organismo apresente outros tipos de reações. A mucosite oral é o efeito colateral mais comum para quem está em tratamento contra o câncer e consiste na inflamação das mucosas da boca e do trato gastrointestinal. Inicialmente, aparece como uma área avermelhada nos lábios, bochechas, palato, língua e gengiva, podendo evoluir para lesões semelhantes a aftas e até mesmo feridas, nos casos mais graves.

Assim, a rotina do paciente pode ser alterada. Por provocar dor, é comum que a pessoa com mucosite oral tenha dificuldade para mastigar e até engolir o alimento. Herpes, cárie, candidose, hipersensibilidade dentária, osteonecrose e trismo também são consideradas manifestações orais provocadas pelo tratamento contra o câncer.

O que é?

A odontologia oncológica é responsável pelo acompanhamento do paciente antes, durante e após o tratamento contra o câncer. O dentista especializado deve ajudar na prevenção e diagnóstico de doenças e complicações orais que podem dificultar ou até mesmo impedir o tratamento, proporcionando maior conforto e qualidade de vida ao paciente.

Quando procurar a odontologia oncológica?

A orientação dos profissionais da saúde é para que o paciente diagnosticado com câncer procure a odontologia oncológica antes de dar início ao combate à doença com radioterapia ou quimioterapia. Assim, o dentista, além do exame clínico, deve analisar a saúde bucal e solicitar exames radiográficos e de sangue, a fim de diagnosticar lesões que podem ter relação ou não com o tumor. Além disso, é necessário que o especialista troque informações com a equipe médica que está acompanhando o paciente e estabeleça a melhor forma de tratamento odontológico.

Outra recomendação dos dentistas para pacientes diagnosticados com câncer é que façam o acompanhamento da saúde bucal com um profissional antes, durante e após o tratamento clínico da doença. Com isso, é possível garantir que o profissional tenha ciência de toda a evolução do quadro clínico, colaborando com a qualidade de vida do paciente. Assim como qualquer doença, o diagnóstico precoce é fundamental para garantir um tratamento eficaz. No caso da mucosite oral, é interessante que o paciente tenha atenção a qualquer alteração ou sintoma nas mucosas da boca e procure um dentista assim que observar qualquer anomalia.

O ideal é que converse com o especialista para iniciar a Laserterapia preventiva entre os ciclos de quimioterapia ou radioterapia para diminuir o risco do aparecimento de mucosite. A técnica é analgésica, anti-inflamatória e ajuda na reparação das lesões, proporcionando ao paciente bem-estar e melhora na sua qualidade de vida.

O agravamento da mucosite oral, além de provocar infecções locais, pode torná-la sistêmica, o que pode prolongar o tempo de internação e até mesmo interromper o tratamento oncológico. Outro recurso disponível para o combate dessas aftas (mucosite) é a terapia fotodinâmica, que fará a descontaminação das lesões, facilitando o processo de reparação. Para saber mais sobre Odontologia Oncológica, faça contato com a Innovara!


Resp. Técnica: Dra. Tatiana Franco
CRO RJ 21630 | EPAO 369


Av. Armando Lombardi, 1000

Bl. 01 – Sls. 216 e 217
Barra Life Medical Center
Barra da Tijuca – CEP 22640-000
Rio de Janeiro-RJ


(21) 2486 3932 | 2143 0898
(21) 99965 0372

Não aceitamos Convênios


Fique por dentro das novidades da INNOVARA e cadastre-se agora!



Site desenvolvido por Agência Vulpix

WhatsApp chat