O BRUXISMO E A VIDA MODERNA

outubro 19, 2018
bruxismo-e-dor-de-cabeca.gif

O bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger dos dentes enquanto se dorme ou apertar os dentes em vigília.  Não é um problema recente na civilização: a tendência de ranger os dentes associada a problemas psíquicos acusa registros históricos primitivos.

É considerado muito comum nos dias de hoje, observado em todas as faixas etárias e  com semelhante prevalência entre homens e mulheres. Crianças que apresentam outras parafunções como – morder objetos e apertar os dentes em vigília – parecem ser  mais susceptíveis ao bruxismo noturno.

A causa do bruxismo é multifatorial podendo haver associação de fatores locais, psicológicos, sistêmicos ou ocupacionais e genéticos. O estresse, a tensão e a ansiedade relacionados frequentemente à atual vida moderna, parecem ser fatores bastante impactantes na população em geral.

O bruxismo é responsável pelos desgastes dentários, restaurações fraturadas e deslocadas, fraturas dentais, problemas periodontais, dores musculares, problemas articulares e próteses destruídas.

A dor de cabeça é o sintoma mais comum, mas podemos encontrar também com freqüência, dor e zumbido no ouvido, dor no pescoço, na mandíbula e nos músculos da face, estalos ao abrir e fechar a boca e alterações do sono.

Geralmente, o diagnóstico só é feito quando se procura uma assistência médica ou odontológica devido à  presença dos sintomas.

A forma de tratamento mais empregada para o alívio dos sinais e sintomas da disfunção músculo articular associada ao bruxismo é o uso de placas interoclusais, que ajudam a restringir os movimentos dos músculos mastigatórios e a reduzir o atrito que provoca o desgaste dos dentes.

O diagnóstico precoce e a instituição de um plano de tratamento específico, associado ou não a qualquer outro  tratamento,  devem ser  fundamentais  para a preservação dos dentes e a melhora da qualidade de vida em todas as idades.

Dra. Tatiana Franco – CRO RJ 21630 – Periodontia e Implantodontia
Dra. Fernanda Rodrigues – CRO RJ 39339 – Odontologia Estética


Resp. Técnica: Dra. Tatiana Franco
CRO RJ 21630 | EPAO 369


Av. Armando Lombardi, 1000

Bl. 01 – Sls. 216 e 217
Barra Life Medical Center
Barra da Tijuca – CEP 22640-000
Rio de Janeiro-RJ


(21) 2486 3932 | 2143 0898
(21) 99965 0372

Não aceitamos Convênios


Fique por dentro das novidades da INNOVARA e cadastre-se agora!



Site desenvolvido por Agência Vulpix

WhatsApp chat