LASERTERAPIA: BENEFÍCIOS NA CLÍNICA DIÁRIA!

outubro 12, 2018
clip_image003.jpg

Os Lasers de Baixa Potência vem sendo utilizado nas diversas especialidades da  Odontologia com sucesso há vários anos, proporcionando ao paciente uma série de benefícios.

Promovem a interação com constituintes das células do tecido alvo – interação fotoquímica – capaz de interferir no metabolismo celular.

O aumento da permeabilidade capilar – auxiliando na microcirculação e reparação tecidual –  neoformação tecidual, revascularização, redução de edema, analgesia da área e reparação tecidual mais rápida, são alguns dos efeitos da laserterapia nos tecidos moles.

Nos tecidos ósseos, observa-se um incremento na síntese óssea , aumentando assim a velocidade de osseointegração dos implantes, por exemplo. Como uma grande vantagem do uso dos Lasers de Baixa Potência, podemos considerar que é uma tecnologia de fácil aplicação e muito bem aceita pelos pacientes.

Na odontologia, os Lasers de Baixa Potência têm grande indicação na Periodontia, atuando de forma eficaz no tratamento da gengivite e periodontite , promovendo ações anti-inflamatórias e analgésicas,  diminuindo a sensibilidade pós-raspagem, facilitando a higienização do paciente e a recuperação clínica mais rápida.

A Terapia Fotodinâmica Antimicrobiana (aPDT) também é, sem dúvida, a inovação mais promissora desta área, sendo utilizada em processos de  redução do biofilme dental, descontaminação da superfície radicular e bolsas periodontais e morte ou redução de microorganismos.

Na Periodontia, o Laser de Baixa Potência deve ser associado aos tratamentos convencionais e cirúrgicos e nas demais especialidades odontológicas, utilizando sempre  protocolos estabelecidos na literatura para cada patologia específica.

E para finalizar, ressalto que um conhecimento científico sobre o Laser a ser utilizado, da patologia a ser tratada e de um senso crítico clínico profissional, serão sempre essenciais no sucesso da Laserterapia!

Dra Tatiana Franco
Especialista em Periodontia(UFRJ) e Implantodontia(UNIGRANRIO)
Habilitada em Laserterapia (CFO)

Ref. Bibl. Garcez, Aguinaldo Silva.Laser de baixa potência:princípios básicos e aplicações clínicas na odontologia.Elsevier, 2012


Resp. Técnica: Dra. Tatiana Franco
CRO RJ 21630 | EPAO 369


Av. Armando Lombardi, 1000

Bl. 01 – Sls. 216 e 217
Barra Life Medical Center
Barra da Tijuca – CEP 22640-000
Rio de Janeiro-RJ


(21) 2486 3932 | 2143 0898
(21) 99965 0372

Não aceitamos Convênios


Fique por dentro das novidades da INNOVARA e cadastre-se agora!



Site desenvolvido por Agência Vulpix

WhatsApp chat