Quando extrair os dentes Sisos?

agosto 16, 2018
quando-extrair-sisos-innovara.png

Quando o assunto é a extração dos terceiros molares ou dentes Sisos, muitos jovens e adultos temem o procedimento, que pode ser simples e indolor, quando bem planejado por um cirurgião bucomaxilofacial. A remoção dos Sisos não é sempre obrigatória. Se a erupção do dente for completa, não prejudicar a arcada dentária e possibilitar boas condições de higiene bucal, a extração não se faz necessária e os dentes podem ser preservados.

Quando o paciente apresentar dor e infecções recorrentes, cistos, tumores, gengivites , pericoronarites ou cáries profundas, a remoção deve ser indicada. Ainda não há consenso na literatura se todos os sisos inclusos e/ou impactados saudáveis devem ser extraídos, mas, muitas vezes, a indicação é necessária e pode prevenir futuras complicações. O profissional deverá acompanhar os casos com radiografias, tomografias e avaliações clínicas periódicas, caso considere a preservação dos dentes e os possíveis problemas que possam surgir.

Geralmente, a cirurgia é realizada na clínica e com anestesia local. Em alguns casos, o uso de sedativos orais ou sedação intravenosa podem ser indicados pelo cirurgião, que deverá analisar sempre cada caso individualmente. Contamos hoje com os lasers de baixa potência, que possibilitam um pós-operatório cirúrgico livre de dor e que aceleram a cicatrização gerando maior conforto ao paciente. Assim, este tipo de cirurgia passa a ser altamente previsível quando as medicações e os cuidados pós-operatórios são seguidos à risca pelo paciente.

Portanto, não tenha medo!

Dr. Leonardo Metropolo
– Graduado em Odontologia (UFRJ)
– Especialista em CTBMF (UERJ)
– Mestre em Ortodontia (UFF)
– Clinical Intership In Dentofacial Deformities Lithuania (USA)
– Membro Titular do Colégio Brasileiro em CTBMF

Ref. Bibl.
Surgical removal versus retention for the management of asymptomatic disease-free impacted wisdom teeth(review); 2016, The Cochrane Collaboration, Hossein Ghaeminia et al


Resp. Técnica: Dra. Tatiana Franco
CRO RJ 21630 | EPAO 369


Av. Armando Lombardi, 1000

Bl. 01 – Sls. 216 e 217
Barra Life Medical Center
Barra da Tijuca – CEP 22640-000
Rio de Janeiro-RJ


(21) 2486 3932 | 2143 0898
(21) 99965 0372

Não aceitamos Convênios


Fique por dentro das novidades da INNOVARA e cadastre-se agora!



Site desenvolvido por Agência Vulpix

WhatsApp chat