LASER NA MUCOSITE ORAL. PREVENIR OU TRATAR?

abril 18, 2018
001-innovara.jpg

A tecnologia do laser tem sido considerada um avanço nas diversas áreas médicas. Na Odontologia, vem sendo utilizada nas diferentes especialidades com excelentes resultados e relevante comprovação científica.

A Terapia laser de Baixa Potência (TLBP) ou Laserterapia apresenta uma grande contribuição no alívio da dor, na redução do processo inflamatório e na reparação dos diferentes  tecidos biológicos.

Diversos estudos demonstram que a terapia com luz laser em baixa potência apresenta  efeitos biológicos mais pronunciados sobre órgãos ou tecidos enfraquecidos, onde a  energia da luz se faz  mais necessária.

Os conhecimentos acumulados ao longo dos anos, demonstrando a efetividade do laser como modulador da dor, auxiliar na redução da inflamação e na aceleração da cicatrização, determinam que a Laserterapia  seja incorporada essencialmente no controle da Mucosite Oral em pacientes que necessitam de tratamento antineoplásico.

A Mucosite Oral é um dos efeitos colaterais mais comum durante a quimio e/ou radioterapia e consiste numa inflamação na mucosa da boca, acompanhada por  ulcerações  geralmente muito dolorosas. Pode ser considerada o maior limitador do tratamento oncológico pois, diante da sua gravidade, este  precisará muitas vezes ser interrompido podendo levar o paciente ao óbito.

Logo no início do tratamento, os pacientes são orientados em relação à importância de se manter um ótimo padrão de higiene bucal para se prevenir e controlar a mucosite oral e outras manifestações bucais que também podem aparecer neste período.

A laserterapia preventiva atua evitando o aparecimento e reduzindo a severidade das lesões, tornando o tratamento oncológico mais confortável. Já a curativa, promove um alívio imediato da dor , diminuindo a inflamação e acelerando a cicatrização das lesões  nos pacientes que muitas vezes estão impedidos de comer, deglutir e até de falar.

Na Clínica INNOVARA, através de uma equipe especializada, fazemos  todo o tratamento odontológico necessário e indicado para  cada fase do tratamento oncológico  e  laserterapia para a prevenir e curar  a mucosite oral e  outras manifestações bucais.   A Laserterapia  HOME CARE também pode ser feita caso o paciente necessite de uma maior comodidade, contribuindo assim , para melhorar sua qualidade de vida.

Referência Bibliográfica

– Low-level laser therapy in the prevention and treatment of cancer therapy-induced mucositis: 2012 state of art based on literature review and meta-analysis. Supportive care, vol 24.nº00,2012. Bensadoun e Nair.

 Website: www.mascc.org


Resp. Técnica: Dra. Tatiana Franco
CRO RJ 21630 | EPAO 369


Av. Armando Lombardi, 1000

Bl. 01 – Sls. 216 e 217
Barra Life Medical Center
Barra da Tijuca – CEP 22640-000
Rio de Janeiro-RJ


(21) 2486 3932 | 2143 0898
(21) 99965 0372

Não aceitamos Convênios


Fique por dentro das novidades da INNOVARA e cadastre-se agora!



Site desenvolvido por Agência Vulpix

WhatsApp chat