Innovara Odontologia Moderna

Estomatologia e Patologia Oral

O especialista em estomatologia e patologia oral previne, diagnostica e trata de enfermidades relacionadas à boca e a todo aparelho estomatognático, que é constituído pelos lábios, dentes, mucosa oral, glândulas salivares, tonsilas palatinas e faríngeas e demais estruturas da orofaringe.
Este profissional não cuida apenas da boca, mas também de estruturas como a pele e ossos maxilares e está apto a diagnosticar lesões dentro e fora da cavidade oral, podendo tratá-las ou encaminhá-las ao profissional responsável.

Principais Áreas de atuação

Exames complementares

Biopsia

É um procedimento simples, confiável, de ampla aplicabilidade e de fácil execução. Consiste na remoção de tecidos para posterior estudo anátomo-patológico. Os riscos de realizá-la são mínimos e superam as consequências de um diagnóstico errôneo ou inadequado. É indicada para o diagnóstico de vários tipos de doenças.

Câncer Bucal

O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e da cavidade oral:mucosa oral, gengivas, palato duro, língua e assoalho da boca.

Sintomas

O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores,podendo sangrar ou não, e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa oral. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical - nódulos no pescoço-, são sinais de câncer bucal em estágio avançado.

Prevenção e Diagnóstico

Pessoas com mais de 40 anos de idade, fumantes e portadores de próteses mal adaptadas devem evitar o fumo e o álcool, promover uma meticulosa higiene bucal, ter os dentes tratados e se submeter pelo menos a uma consulta odontológica de controle uma vez ao ano. Para se prevenir o câncer de lábio, deve-se evitar a exposição ao sol sem proteção e combater o tabagismo.

Exame Clínico da Boca

O exame rotineiro da boca pode diagnosticar lesões no início, antes de se transformarem em câncer. O auto-exame da boca também é fundamental para um diagnóstico precoce da doença, aumentando as chances de cura.

Prevenção , Diagnóstico e Tratamento de outras lesões bucais

- Aftas e herpes recorrentes
- Lesões dos Maxilares - cistos e tumores
- Dores orofaciais: neuralgia, DTM, Parestesia (sensação de anestesia)
- Lesões bucais relacionadas à doenças autoimunes: líquen plano, pênfigo, lúpus eritematoso, penfigóide, Síndrome de SJogren e outras.
- Controle de lesões pré-malignas
- Realização de Testes salivares para controle da saúde bucal
- Secura e Ardência Bucal

Terapia laser de Baixa potência (TLBP) ou Laserterapia

Muito utilizada na prevenção e tratamento de diversas lesões bucais e com grande relevância científica, a terapia a laser de baixa potência (TLBP) ou laserterapia, colabora no controle da dor, com seus efeitos analgésicos e anti-inflamatórios,acelerando a cicatrização e controlando grande parte das lesões bucais existentes.
A luz laser vermelha, quando associada a um corante, pode provocar uma desinfecção local, atuando na parede celular bacteriana e trazendo benefícios no controle de lesões contaminadas e em pacientes imunossuprimidos por algumas doenças sistêmicas.
Esta modalidade de tratamento denominada terapia fotodinâmica antimicrobiana (PDT) é bastante promissora, podendo colaborar para o bem estar e qualidade de vida de indivíduos comprometidos sistemicamente.

Resp. Técnica: Dra. Tatiana Franco | CRO RJ 21630 | EPAO 3695

Altera Centro de Inteligência em Serviços